segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Quais os erros mais comuns na alimentação dos cavalos?





Erros na alimentação dos cavalos:

Saiba quais são os principais erros cometidos e, principalmente, saiba como corrigi-los, a fim de ter um melhor aproveitamento dos alimentos e um melhor desempenho!

Forragem de má qualidade

A base da alimentação do cavalo é o volumoso, ou seja, as pastagens e fenos que servem como fonte de fibras, proteínas e energia.

Sendo assim a forragem ofertada deve ser de excelente qualidade, fresca, sem vestígios de mofo, umidade, poeira e folhas e galhos velhos.

Mas muitas vezes, pouca ênfase é colocada sobre a qualidade da forragem oferecida.
Muitas pessoas pensam que o feno é apenas distração para o cavalo e não percebem que ele é uma fonte importante de calorias, e que pode variar muito de qualidade.

Se você já tentou de tudo para aumentar o peso de um cavalo, mas continua alimentando-o com o mesmo velho e feio feno, aí deve estar o problema!

Dieta hipercalórica

Grãos e alimentos doces são potentes fontes de energia.
 

Na verdade, eles contêm mais carboidratos solúveis do que os cavalos exigem.

A ingestão de muitas calorias leva à obesidade, e grãos em alta quantidade tem implicado em uma variedade de problemas de saúde, incluindo cólicas e laminite.

Para a maioria dos cavalos, quanto menos grãos, melhor.

milho

Não pesar o alimento

Com a ração, é o peso que importa, e não o volume! Então tome cuidado com os baldes de medida universais.
 

Cada cavalo tem um peso e um objetivo diferente.

Cada alimento deve ser ofertado de acordo com as recomendações do Fabricante e do Médico Veterinário, sendo que muitas vezes a mesma porção de alimentos diferentes não apresentam o mesmo peso., como a ração peletizada e a aveia por exemplo.

Por isso devemos sempre pesar cada porção que cada animal deve comer e estabelecer as diferentes medidas nos baldes ou potes utilizados!

Assim, cada ração pode ter seu balde medida, com diferentes marcas para cada animal, assim como os grãos e suplementos
balanca

Dar o alimento errado para o cavalo errado

Com tantas opções no mercado, é relativamente fácil tomar uma decisão errada.
 

Na hora de escolher a ração ou suplemento devemos ter foco!

Hoje encontramos uma variedade de alimentos desenvolvidos para tipos específicos de cavalos, ou a fase em que se encontram como, potros em crescimento, jovens, adultos em trabalho, éguas em cria, idosos, etc

Todos são formuladas para fornecer a quantidade exata de calorias e nutrição que os animais precisam, assim, dar a alimentação errada para o cavalo errado pode resultar em desequilíbrios nutricionais prejudiciais ao seu desenvolvimento.

Excesso de nutrientes

Antes de suplementar, devemos avaliar as reais necessidades do animal!
 

Mais uma vez as ofertas do mercado podem nos fazer cometer novos erros.

Um erro comum é a adição de suplementos à dieta do cavalo, sem primeiro verificar se a ração que o cavalo está comendo já supre as necessidades de nutrientes específico.
Para evitar a criação de desequilíbrios prejudiciais, deve-se calcular os nutrientes que o cavalo está recebendo a partir de sua ração de base antes da adição de uma vitamina ou suplemento mineral.

Se você estiver incerto sobre as necessidades nutricionais do seu cavalo, consulte o seu veterinário.

Falta de oferta de sal

O cavalo precisa de NaCl! Sempre à disposição!
 

Sódio e cloreto - os componentes do sal de cozinha - são eletrólitos essenciais para muitas funções corporais.

Ambos são perdidos no suor e devem ser suplementados na dieta.
Estes também são os únicos nutrientes essenciais que não estão presentes naturalmente em gramíneas e grãos.
Os cavalos têm um apetite natural pelo sal e procuram pelo que eles precisam, mesmo que seja em cordas e arreios que, com o suor, ficam salgados e podem parecer um delicioso aperitivo!

Colocando um bloco de sal no pasto é uma maneira mais fácil de acesso a esse nutriente, mas para garantir que todos os cavalos tenham o sal que eles precisam, o melhor é colocar um pequeno bloco em cada baia.


 

Pouca oferta de água

Talvez o pior dos erros! A falta de água na dieta pode trazer sérias consequências ao trato gastro-intestinal!
 
Muitas pessoas ainda se apegam à informação de que a oferta de água fria para um cavalo quente, suando, irá causar cólica. E por isso, deixam o cavalo sem acesso à água por grandes períodos de tempo.

Entretanto, sabemos que ao ofertar água a livre demanda, após aproximadamente 1 hora do exercício, quando o cavalo já "esfriou", vai ajudá-lo a recuperar mais rapidamente suas funções.

Na verdade, garantir que os cavalos tenham acesso a um suprimento de água fresca e limpa é uma das melhores maneiras de reduzir os riscos de cólicas por impactação, especialmente naqueles mantidos alimentando-se principalmente de forragem seca.

Mantenha o acesso a água limpa e fresca e perceba quanto líquido seu cavalo consome por dia!



sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Friesian

Resultado de imagem para friesian cavalo

Resultado de imagem para friesian cavalo

Frísio, também conhecido como Frisão ou Friesian Horse, é um cavalo de temperamento dócil, fisicamente robusto, medindo cerca de 1,60m (63 polegadas), em média. Amplamente utilizados na Idade Média devido a sua força, porte, e ao mesmo tempo agilidade comuns aos cavalos mais leves, os ancestrais do Friesian eram capazes de levar um cavaleiro de armadura sem maiores dificuldades. Eram ainda, frequentemente entrecruzados com raças como o Árabe e o Andaluz e utilizados como cavalo de sela e de tração leve. Embora esta raça já tenha corrido o risco de extinção em mais de uma ocasião, a popularidade e o número desses cavalos estão atualmente em alta.
A raça de cavalo Friesian é imediatamente reconhecida por sua pelagem de cor negra, no entanto, a cor isoladamente não é a única característica distintiva desta raça. A altura média do Frísio é de 1,60m embora possa haver uma variação desde 1,47m até 1,73m na altura da cernelha. Seus membros são relativamente curtos e fortes, apresentando um típico corpo compacto, musculoso, com a cauda inserida baixa. Sua espessa e volumosa crina e a longa cauda, também são características típicas da raça. O temperamento do Friesian é considerado suave e dócil. É um cavalo disposto, vivo, ativo e enérgico.
Considerado um cavalo elegante e de grande presença, hoje em dia há dois tipos distintos no que diz respeito a conformação. O primeiro, conhecido como "barroco" é o que apresenta a construção mais robusta, enquanto o tipo "moderno", considerado um cavalo esportivo é mais leve, de ossatura mais fina.
A partir da segunda metade do século 20, a demanda por exemplares da raça Friesian tem crescido muito, especialmente pelo tipo "moderno", que é mais alto, ágil, de ossatura mais leve. Muitos criadores tem reproduzido, portanto, os dois tipos de cavalos frísios, tanto os chamados Frísios Puros, quanto os entrecruzados com cavalos mais leves, resultando no Frísio tradicional e no chamado Friesian Sporthorse.

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Puro Sangue Inglês

Resultado de imagem para Puro Sangue Inglês

Como o próprio nome da raça indica, o Puro Sangue Inglês, ou PSI é um cavalo de criação inglesa, especialmente selecionado para corridas.

O cavalo Puro Sangue Inglês é hoje conhecido como o mais veloz dos equinos. Além de rápido, o cavalo Puro Sangue Inglês é corajoso, forte, bem proporcionado e vigoroso, possuindo grande capacidade atlética. É uma raça muitas vezes considerada nervosa e de temperamento difícil.
O cavalo Puro Sangue Inglês apresenta um porte de médio para grande, a altura da raça pode variar de 1,62 a 1,67m. A cabeça da raça PSI possui perfil reto ou levemente ondulado, olhos grandes, orelhas médias e narinas elípticas.

As principais aptidões do cavalo PSI são as corridas planas ou com obstáculos de média distância, salto, adestramento e CCE. As cores aceitas são o castanho, alazão, negro ou tordilho, de preferência uniforme.


quarta-feira, 4 de outubro de 2017

A Tosa dos Cavalos



A Tosa nos cavalos

Por quê, quando e como tosar!

Tosar os cavalos é um daqueles trabalhos que muitos proprietários não gostam. Alguns não sabem se devem ou não tosar, é um serviço demorado e, muitas vezes, pode ser estressante para o cavalo e para ele mesmo. Mas você não deve temer tosar seu cavalo. Se você, ou alguém de sua confiança (e do cavalo!), sabe como manusear uma máquina de tosa e uma tesoura com segurança e consegue manter a calma, pode conseguir um cavalo relaxado durante toda a experiência. Assim você pode terminar o dia com um cavalo que parece que foi para o pet shop, ao invés de parecer ter saído de uma briga com um cortador de grama!

Quando Tosar seu Cavalo?

Deve-se observar o pelo do cavalo, pois começa a se preparar para o inverno em meados abril e maio. Se o pelo do cavalo cresce rapidamente, você pode precisar fazer uma segunda tosa, às vezes até mesmo uma terceira, mas a última tosa do ano deve ser o mais tardar no final de agosto ou começo de setembro, uma vez que começa a interferir com a pelagem do verão.

Por quê Tosar?

Quando as folhas começam a cair e as primeiras brisas frias sugerem que o inverno está a caminho, é hora de decidir se vai tosar ou não seu cavalo. A tosa é benéfica para o cavalo que vai ser trabalhado durante o inverno, pois permite que o calor do corpo seja dissipado, o que impede que o cavalo fique muito suado. Se não for devidamente esfriado/descansado após um passeio, o cavalo pode tornar-se gelado demais, já que o suor esfria e os pelos longos permanecem úmidos. Um cavalo que pega uma friagem pode ser mais propenso a cólicas, resfriados e outros problemas de saúde graves. O proprietário do cavalo que pretende montar durante o inverno deve considerar a quantidade de trabalho que o cavalo vai fazer, e as condições que ele vai viver e trabalhar.
Como um bônus adicional, tosar seu cavalo pode significativamente reduzir o tempo gasto a preparação. A escova rápida resolve para se livrar do pó depois de uma tosa.
A tosa pode ter benefícios de saúde também. Manter as patas e boletos tosados pode ajudar a prevenir doenças como as micoses, dermatites, carepas e facilita na percepção de pequenos cortes e arranhões.
Tosadoras são um investimento, então deve-se pesquisar as diferentes marcas e tipos de máquinas no mercado antes de comprar. Alguns não são adequados para a tosa de corpo inteiro, ficam muito quentes, alguns são muito pesados, etc. Converse com as pessoas, obter opiniões e decidir qual comprar.
Lâminas gastas podem cortar o pelo para cima, fazendo com que pareça áspero e desarrumado. Quando se tem pelo menos duas lâminas,quando uma começa a ficar quente você pode trocar pela outra e deixar esfriar, a cada 10 a 15 minutos por exemplo.
Uma escova de dentes velha em seu kit de tosa servirá para retirar os pelos dos dentes das lâminas. A tesoura poderá ser usada em cavalos que se opõem a ter a máquina perto de áreas sensíveis, como ao redor das orelhas por exemplo.
giz pode ser usado para desenhar as linhas de tosa sobre o cavalo.Para garantir uma tosa simétrica, pegue um pedaço de fio barbante e coloque-o sobre as costas ou pescoço ou qualquer parte que você está tosando e desenhe uma linha de seu tamanho, e em seguida, use-o como guia para medir do outro lado.
padroes-de-tosa2

O que você deve e NÃO deve usar!

A menos que seu objetivo seja parecer uma bola de pelo humano no final da sessão, nunca use roupas de lã ou tecidos que segurem os pelos. O melhor é vestir uma capa ou um macacão, de preferência com punhos elásticos para evitar que os pelos entrem nas roupas, e retire qualquer protetor labial ou creme facial. Uma bandana na cabeça é essencial para manter o cabelo limpo.
Óculos de proteção evitam que os pelos entrem em contacto com os olhos. Botas com proteção para pisões nos dedos podem ser úteis quando se trabalha com cavalos particularmente difíceis, e nunca é uma má ideia usar um capacete também.
Depois,lave suas roupas separadamente uma vez que, os pelos vão grudar em qualquer outra coisa que estiver na mesma lavagem.

Boas Dicas

Ter uma segunda pessoa como ajudante pode ser útil. Um auxiliar pode manter o cavalo calmo e sob controle, passar itens para a pessoa que está tosando e manter a pata do cavalo estendida quando os boletos e pernas estão sendo tosados.
Escolha o seu local de tosar com cuidado.Um lugartranquilo e seguro é preferível e vai ajudar a manter o cavalo longe de tornar-se distraído ou agitado. A melhor luz para a tosa em é luz natural, mas se o animal se sentir mais seguro pode ser realizada na própria cocheira, tomando os devidos cuidados com a posterior limpeza do local pois os pelos são partículas pequenas o suficiente para incomodar o animal e irritar as vias aéreas superiores.

Apresentando as Máquinas

Uma tosa de corpo inteiro pode levar de uma hora e meia a quatro horas, dependendo do humor do cavalo e da experiência da pessoa que está tosando. O processo deve ser feitocom a maior tranquilidade possívelpara o cavalo; às vezes pode levar várias sessões mais curtas de tosa para o cavalo sentir-se confortávelcom a tosa.

Antes de Começar

Certifique-se sempre que o cavalo está limpo e bem preparado antes da tosa, lama e sujidades pode potencialmente obstruir as lâminas diminuindo sua eficiência mais rapidamente. Excesso de sujeiratambém é problemático para o motor. Para ajudar a máquina a deslizar através dos pelos com mais facilidade, use algum produto em spray de silicone antes de começar.

A Técnica para Tosar

Sempre mover a lâmina contra a direção do crescimento do pelo. Movimentos longos com a máquina de tosa vai resultar em menos linhas aparecendo. Caso contrário, o cavalo pode acabar parecendo uma colcha de retalhos.
Se você está trabalhando em uma área que é sensível deverá mudar para uma velocidade mais lenta, use sua mão que não segura nada perto da área que você está tosando, ela age como um amortecedor e tira um pouco da sensibilidade.
Lembre-se de verificar as lâminas a cada dez minutos mais ou menos para ver se elas não aqueceram demais. Nunca use lâminas quentes em um cavalo; se estiver muito quente ao seu toque, estão muito quente para a pele do cavalo também. Colocando em contato com o chão de cimento frio ajuda a resfriar a máquina muito mais rápido.

Vamos começar a Tosar?

Escápulas:

Um bom lugar para começar a tosa é na escápula, ou seja, o ombro do cavalo, na base do pescoço, já que é o lugar mais seguro para se estar se o cavalo reage violentamente, escoiceando com as patas traseiras ou atacando com os dentes. Você pode ver facilmente as orelhas, os olhos e corpo do cavalo a partir desta posição para que você possa ler sua expressão e reagir de acordo.

Pescoço:

Se obteve sucesso na escápula, o pescoço é uma área relativamentefácil, peça ao cavalo para mover a perna da frente e para trás, afim de abrir a área onde o pescoço encontra o ombro. Isso também vai tornar o trabalho no peito mais fácil, mantendo a pele um pouco esticada.

Tome cuidado quando tosa a base da crina. Inverter a tesoura na mão facilita o trabalho, tosando contra a direção do crescimento do pelo. Nesta etapa o cavalo deve ficar parado para que você não, acidentalmente, tose fora alguns tufos da crina. Retire cuidadosamente a crina se for comprida, e tose o pelo do pescoço deslizando as lâminaspelo meio, em um movimento descendente direto. Fazer a linha superior da crina da mesma forma em ambos os lados do cavalo. "
Neste ponto recomenda-se parar para limpar e lubrificar as lâminas, uma prática que deve ser repetido a cada 15 minutos aproximadamente, durante toda a tosa.

Peito:

Para tosar o peito, mantenha o cortador para baixo e siga a direção do crescimento do cabelo ao longo dos músculos peitorais. Usando uma mão para puxar o apartamento da pele onde existirem redemoinhos, isso vai ajudar a manter a direção do crescimento do pelo mais visível e mais fácil de seguir. Quando tosar o peito, estará dentro do alcance de patas dianteiras do cavalo, por isso tome cuidado e mantenha a leitura da linguagem corporal e do humor do cavalo.

Tórax:

Uma vez que o ombro e pescoço foram tosados, passa-se para a barriga e tronco do cavalo. Áreas relativamente simples para a tosa, mas as axilas enrugados requerem atenção especial.

Axilas:

Para tosar as axilas, seu ajudante deve segurar a perna da frente do cavalo para fora, para que a pele atrás da área da axila torna-se suave e lisa.

Posteriores:

Passando para o quadril e posteriores, novamente um passo para frente e outro para trás irão facilitar o trabalho. Termine a cauda tosando duas linhas diagonais dos lados da cauda para criar um "V" invertido.

Pernas:

Pode-se começar a trabalhar a partir do topo da perna para baixo em direção ao casco, já que a maioria do trabalho de perna é feito na diagonal, em vez de para cima, através do pelo, devido à superfície arredondada e estrutura de suas patas. Com seus tendões delicados, a perna do cavalo pode ser uma área estressante para a tosa. Segure a perna para cima e flexione o boleto para relaxar os tendões. É também mais fácil de entrar atrás do boleto com o tornozelo mole.

Cabeça e face:

Quando se trata de fazer a cabeça do cavalo, máquinas menores realizam o trabalho muito mais facilmente, pois eles são mais manobráveis e confortáveis de segurar do que cortadores de corpo pesado. As máquinas menores também são mais silenciosas, o que ajuda quando for tosar ao redor das orelhas dos cavalos. Comece sob a mandíbula do cavalo e pela garganta, puxando a pele lisa com a outra mão. Em seguida, passe para a bochecha, usando a maçã do rosto como um ponto de parada. Para a testa e frente use velocidade inferior. Com cuidado, feche o olho do cavalo com a mão durante o trabalho. Isso vai ajudar a preencher o vazio acima do olho e manter os pelos soltos. Os bigodes no focinho podem ser cortados para dar ao cavalo uma aparência arrumada. Como faz parte dos sistemas de defesa, deve-se apenas apará-los, deixando-os com aproximadamente 2cm de comprimento.

Sempre garantir que o cavalo tosado seja adequadamente coberto com uma capa, dependendo do tipo de tosa, da idade do cavalo e taxa metabólica.
É muito importante também observar o peso do cavalo, uma vez que ele foi tosado e ajustar a sua alimentação durante os meses de inverno para acomodar qualquer perda de peso.
Uma manta mas fina pode ajudar o cavalo tosado a ficar quente enquanto estiver sendo preparado, após o aquecimento antes de uma prova e durante o descanso depois de uma aula ou prova já que é muito importante resfriar o animal após o trabalho.
Deve-se garantir que a cama seja macia o suficiente para prevenir a fricção dos boletos, joelhos, cotovelos etc.

Tosa Artística

É claro que também podemos inventar moda com a máquina de tosar e criar padrões exclusivos que podem ser usados em dias de prova, exposições ou até mesmo no dia a dia, deixando seu cavalo bonito divertido ao mesmo tempo.
Podem ser usados moldes para desenhar ou até mesmo adesivos que delimitam o corte, se o tosador tiver uma vocação artística e um pouco de criatividade poderá criar verdadeiras obras de arte!
Confira alguns exemplos interessantes de tosa artística.

Mantenha esses fatores em mente e você será recompensado com um cavalo tosado, feliz e saudável.